quinta-feira, 7 de maio de 2009

Ser estagiária...

No período do estágio de observação o estagiário busca compreender as implicações existentes na dinâmica escolar. Essa compreensão é que vai possibilitar diagnósticar os aspectos a serem trabalhados. Convém salientar que o objetivo do estágio de regência não é o de sanar todas as dificuldades, pois muitas são as problemáticas e estas são oriundas de um processo histórico, o que demanda uma nova postura durante todo o ano letivo.
Qual seria então a função do estagiário?
O estagiário, na minha opinião, deve após a observação estudar meios de intervenção, o que pede uma constante correlação entre a teoria e a prática. Esses dois elementos não podem ser vistos dissociados.
Quando o estagiário atua dentro dessa perspectiva, ele serve de luz para a escola enxergar seus problemas e possíveis meios de mudança. Pois, o estagiário é aquele que sonha, que corre atrás, que vê meios de mudança para aquilo que já é considerado caso encerrado.
O ruim é que, geralmente, quando nos tornamos um profissional da área, nos esquecemos desse período tão complexo e ao mesmo tempo tão rico. Esquecemo-nos da necessidade de sonhar, de lutar, de realizar uma prática reflexiva e diferenciada. As afrontas constantes do sistema nos fazem ficar frustados. O jogo de forças entre o sistema e o professor que quer transgredir nos faz estagnar.
As vivências nos estágios, durante o curso de Pedagogia, me fizeram refletir, que ao nos tornamos profissionais não devemos deixar nunca o estagiário que já fomos, de lado.

Um comentário:

  1. Mariely,

    Que reflexão profunda vc fez ao colocar que não devemos nunca esquecer o nosso lado de estagiário na nossa profissão. Para vc que já exerce o magistério, é uma questão fundamental. Não deixe de sonhar e de se indignar com o que vai observando.

    ResponderExcluir