Preocupada com a indisciplina na nossa turma localizei este texto que traz algumas dicas, algumas já estavámos realizando, mas, de maneira geral, a autora parece em poucas palavras descrever as emoções que estamos vivenciando nesses dias.
A indisciplina é um fenômeno complexo, pois acontece em vários níveis de intensidade e pode ser decorrente de vários fatores de ordem social, escolar, familiar e/ou pessoal.
A escola é um espaço dinâmico, que abarca a sociedade na qual está inserida. Por assim ser, o que acontece na sala de aula, geralmente, é reflexo do que acontece em casa, das relações na sociedade, enfim, do meio que a rodeia.
A crise de valores, as desigualdades sociais e econômicas, a fragilidade das relações familiares também contribuem para isso.
Para agir em uma turma indisciplinada, geralmente, as ações realizadas trazem resultados à longo prazo, porém algumas atitudes como o estabelecimento de regras contribuem para amenizar a situação. É difícil chegar à uma conclusão sobre o assunto, até porque este é extremamente vasto. Seria muito bom se durante a nossa graduação discutissémos problemáticas tão presentes nas escolas brasileiras.
Bem, vamos ao texto.
Oi Mariely,
ResponderExcluirSugiro a leitura integral do livro: Disciplina Construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola do Ceso Vasconcelos. O autor traz uma abordagem de enfoque social, e nos faz pensar sobre a configuração da escola e as demandas contemporâneas.
Beijos,
Socorro
Oi Marielly, você poderia me passar seu email para contato? Obrigada (lucianat@educaedu.com)
ResponderExcluir