O estágio de observação é um momento de percepção da dinâmica escolar: as relações interpessoais, o momento de entrada e de saída, o recreio, a organização do pátio. Isso permite ao estagiário refletir sobre a prática na sala de aula, pois esta não pode ser vista dissociada do contexto em que esta inserida. Nesse sentido, o estagiário é um pesquisador. Pesquisador este que, enquanto pesquisa, também aprende, porque estágio são os estudos práticos que levam à aprendizagem. É um ponto convergente entre a teoria e a prática.
Durante nossas observações, podemos sentir a escola, seus pontos positivos e pontos negativos. A turma que iremos trabalhar é ótima. O nosso desafio é trabalhar com algumas crianças que apesar de estarem no 5º ano, não são alfabetizadas. Mas, isso não é motivo de desânimo. Ao contrário, será um momento de revermos os nossos estudos e trilhar intervenções que possam culminar num avanço significativo para nós e, principalmente, para as crianças.
Tenho plena convicção de que não poderemos resolver todos os problemas, até porque o tempo de regência é curto. Entretanto, as oportunidades que teremos para estarmos trabalhando juntos serão todas aproveitadas ao máximo.
eu divido o posto de caçula com vc Mary.
ResponderExcluirrsrsrs...
beijos
Oi querida,
ResponderExcluirQue bom o estágio de observação foi proveitoso para vc. Sem compreendermos um pouco a dinâmica da escola, fica difícil propormos um Projeto de estágio que atenda as especificidades da classe. Continue postando suas reflexões e dilemas.
Socorro
É amiga, não é fácil! Mas temos dentro de nós "aquela Luz"... Somos pedagogas! Se não houver desafios, não há também vitória! Acredito em vc. Vc é brilhante! Sei que muita coisa boa vai surgir neste estágio. Por isso, não desanime. Eu estarei com vc, pra rir e chorar se for preciso. Te adoro Mary!
ResponderExcluir